BandNews FM

Rússia lança ofensiva com mais de 40 mísseis e drones contra Ucrânia

Madrugada de segunda-feira (29) marca o 15º dia com ataques contra a capital Kiev, enquanto Volodymyr Zelensky afirma estar pronto para uma contraofensiva em áreas reivindicados pelos russos

BandNews FM

Rússia lança ofensiva com mais de 40 mísseis e drones contra Ucrânia
Foto: Reuters

A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (29) ter derrubado mais de 40 mísseis lançados pela Rússia em mais uma ofensiva aérea contra cidades ucranianas. Esta é a 15º madrugada com ataques ao país em maio, inclusive contra a capital Kiev.

O comando militar ucraniano também disse que neutralizou drones utilizados contra alvos no Norte e no Sul da Ucrânia.

O prefeito de Kiev pediu que a população procure abrigos antiaéreos para se proteger. Não há registros de mortes até o momento.

O fim de semana foi marcado por tensão e nova ofensiva contra a capital ucraniana. Mais de 100 ataques foram neutralizados, segundo as forças militares de Volodymyr Zelensky. O presidente ucraniano gravou um vídeo afirmando que o país está pronto para reconquistar territórios.

A Ucrânia se prepara há meses para uma contraofensiva em áreas até então dominadas por forças russas.

A chegada de armamento enviado pelo Ocidente tem aumentado a força do Exército da Ucrânia. Os ataques russos são justamente contra instalações militares que abrigam essas armas.

Os sistemas de defesa antiaérea doados pelos Estados Unidos e países europeus têm auxiliado na contenção dos ataques russos. Enquanto o Kremlin continua a fazer ameaças contra os países que enviam ajuda para o país vizinho.

A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, já provocou o deslocamento de mais de seis milhões de ucranianos e tem provocado impactos nas cadeias globais de produção, com efeito em diferentes países do mundo. Por enquanto, não há previsão para conversas de paz entre as nações.