O Governo Federal anuncia um investimento para as entidades filantrópicas que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (20) durante um evento no Palácio do Planalto.
A proposta garante um repasse adicional de R$ 2 bilhões para 3.288 entidades privadas sem fins lucrativos em mais de 1.700 municípios do país.
Mais de R$ 475 milhões já foram repassados, relativos aos saldos remanescentes nos fundos de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, é por meio dessas instituições que grande parte da população tem acesso aos atendimentos de média e alta complexidade, como cirurgias e exames. Atualmente, 60% desses serviços são prestados pelas entidades.
Ainda na avaliação do governo, nos últimos anos, as entidades filantrópicas enfrentam crise financeira, fechamento de serviços e diminuição de atendimentos, o que coloca em risco a assistência para a população de várias regiões do país.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, avalia que tais instituições também auxiliam na diminuição de gargalos e filas na saúde de todo o país, o que consequentemente melhora o reforço nos atendimentos.
Só no ano passado, elas foram responsáveis por 331 milhões de procedimentos ambulatoriais, o que representa cerca de 8,2% do total.
Além disso, mais de 5 milhões de internações hospitalares foram em instituições filantrópicas.