Governo lança medidas para combater o desmatamento ilegal

Ministra do Meio Ambiente discursou durante lançamento de plano que prevê ações de controle no país

Rádio BandNews

Na cerimônia, Marina Silva criticou mudanças adotadas pelo Congresso Nacional para a pasta
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio da Silva anunciou nesta segunda-feira (05) medidas para fortalecer da Amazônia, reduzir o desmatamento e combater o aquecimento global.

O plano foi pensado após reuniões com diversos ministérios, principalmente do Meio Ambiente, que é liderado por Marina Silva.

A iniciativa interministerial prevê quatro eixos, com iniciativas variadas, como a criação de 3 milhões de hectares de unidades de conservação, embargar 50% da área desmatada ilegalmente da Amazônia, e mecanismos de controle e fiscalização da região.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aproveitou para criticar as mudanças adotadas pelo Congresso Nacional em que retirou atribuições dela, como a administração do Cadastro Ambiental Rural.

Na cerimônia, ela lembrou dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que completou um ano nesta segunda.

O presidente Lula também editou um decreto que institui o Conselho Nacional para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clime, a COP-30, que será realizada em Belém em 2025.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.