O Ministério da Defesa informou, neste domingo (08), que a Força Aérea do Brasil (FAB) vai realizar um movimento de repatriação de brasileiros que estão em áreas de conflitos em Israel e na Palestina.
A decisão, tomada após reunião no Itamaraty, determina que seis aviões ficarão à disposição para trazer os brasileiros.
A primeira aeronave, com capacidade para 230 passageiros, ficará na Itália até a autorização para decolar em direção a Tel Aviv, em Israel. A previsão de retorno é no fim da tarde de segunda-feira (09).
Os aviões que estarão à disposição serão: dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada e dois VC-2, podendo levar até 38 passageiros em cada.
O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, explicou que, a princípio, o primeiro avião aguardará a lista e as orientações do Itamaraty em solo italiano. O governo brasileiro afirma que está avaliando outros aeroportos e já existem oficiais das Forças Armadas daqui no Egito e na Jordânia
Em relação aos brasileiros na Palestina, o Governo afirma que está buscando viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de plano de retirada das pessoas que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.
Além disso, existe a previsão de normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, facilitando uma possível saída de brasileiro em voos comerciais.
O processo visa repatriar, prioritariamente, brasileiros que moram aqui no Brasil.