Governo federal disponibiliza seis aviões para buscarem brasileiros em Israel

Lista de brasileiros que serão repatriados deve ser divulgada nesta segunda

Rádio BandNews FM

Governo federal disponibiliza seis aviões para buscarem brasileiros em Israel
Foto: FAB/Divulgação

O Ministério da Defesa informou, neste domingo (08), que a Força Aérea do Brasil (FAB) vai realizar um movimento de repatriação de brasileiros que estão em áreas de conflitos em Israel e na Palestina.

A decisão, tomada após reunião no Itamaraty, determina que seis aviões ficarão à disposição para trazer os brasileiros.

A primeira aeronave, com capacidade para 230 passageiros, ficará na Itália até a autorização para decolar em direção a Tel Aviv, em Israel. A previsão de retorno é no fim da tarde de segunda-feira (09).

Os aviões que estarão à disposição serão: dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada e dois VC-2, podendo levar até 38 passageiros em cada.

O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, explicou que, a princípio, o primeiro avião aguardará a lista e as orientações do Itamaraty em solo italiano. O governo brasileiro afirma que está avaliando outros aeroportos e já existem oficiais das Forças Armadas daqui no Egito e na Jordânia

Em relação aos brasileiros na Palestina, o Governo afirma que está buscando viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de plano de retirada das pessoas que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.

Além disso, existe a previsão de normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion, facilitando uma possível saída de brasileiro em voos comerciais.

O processo visa repatriar, prioritariamente, brasileiros que moram aqui no Brasil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.