Estados Unidos, Europa e Ásia enfrentam onda de calor “generalizada e sufocante”

Autoridades emitem alertas aconselhando as pessoas a evitarem atividades durante o dia e se manterem hidratadas

BandNews FM

Estados Unidos, Europa e Ásia enfrentam onda de calor “generalizada e sufocante”
Agência Brasil

Quase um quarto da população americana está em uma área sob alerta de calor “generalizado e sufocante”, segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos. São oitenta milhões de americanos que devem redobrar a atenção com as temperaturas escaldantes. Nesta segunda-feira (17), o Texas notificou a morte de oito detentos por causa do calor.

O serviço meteorológico afirma que os termômetros elevados são resultado das mudanças climáticas.

Além dos Estados Unidos, o Hemisfério Norte enfrenta uma grande onda de calor, que atinge também a Europa e países da Ásia.

Autoridades europeias estão preocupadas com a falta de preparo do continente para lidar com as altas temperaturas e pedem que a população redobre a hidratação e o consumo de água nos próximos dias. A atividade física em locais aberto também não é recomendada.

“São esperadas temperaturas altas recordes generalizadas, assim como mínimas quentes recordes em partes do Sudoeste [dos Estados Unidos] ao longo da costa oeste do Golfo e no Sul da Flórida”, afirmou o NWS em relatório divulgado no domingo (16).

No Vale da Morte, uma área desértica da Califórnia, um dos lugares mais quentes do mundo, o termômetro chegou aos 51ºC. Ainda de acordo com o NWS, a onda de calor continuará até terça-feira (18), e pode ser “potencialmente mortal".

Nas últimas semanas, mais de cem mexicanos morreram em decorrência de uma onda de calor. Nos Estados Unidos, mortes de idosos também foram registradas em estados banhos pelo Golfo do México.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.