Eduardo Oinegue: saiu a autópsia das instituições privadas do ensino superior

Jornalista questiona qualidade do setor no Brasil

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, chama a atenção para a baixa qualidade do ensino superior privado no Brasil. O jornalista cita o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avaliou estudantes no último ano de seus cursos. Segundo o exame, apenas 1,5% das instituições privadas com fins lucrativos atingiram nota máxima. Já as instituições federais avaliadas, 11,4%.

Oinegue lembra que a maior parte dos alunos estão em universidades privadas. Para ele, os índices preocupam: “1,5% alcançaram as notas máximas, é patético. Esse exame equivale a uma autópsia para as instituições privadas com fins lucrativos”.

O jornalista acredita que a questão faz parte de um problema estrutural da educação brasileira: “Temos que lamentar. Não é como se antes fosse um espetáculo e agora está um desastre. Não melhorou, não estamos bem [na educação]. Precisamos mexer nisso”.

O âncora da BandNews FM critica o trabalho das faculdades: “Elas [instituições privadas] estão criando fortunas, fazendo um monte de gente bilionários, mas cadê a distribuição de conhecimento? Isso é uma tragédia nacional”.

Oinegue conclui: “1,5% das instituições privadas com fins lucrativos alcançaram a nota máxima do Enade. Isso não é um resultado, isso é uma autópsia".

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.