O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, chama a atenção para a crise econômica na Argentina e avalia como a situação no país vizinho acende um alerta para o Brasil.
Oinegue lembra que, historicamente, ambos os governos são um ponto de referência entre si: “Muitas coisas que aconteceram lá, pouco depois aconteceram aqui. Hiperinflação, congelamento de preços [...] alguns descuidos graves que a gente comete aqui, é bom ver o que acontece quando vai para o limite lá”.
O jornalista cita o exemplo dos combustíveis, que também é um problema na Argentina: “A ideia de controlar os preços dos combustíveis, a Argentina está fazendo isso, e sabe o que está acontecendo? Está faltando diesel”.
O âncora diz que existe um denominador comum que une o presidente argentino, Alberto Fernández, e os postulantes à Presidência do Brasil: “Por trás disso tudo figura o populismo, que é a marca registrada do presidente Jair Bolsonaro e o candidato e ex-presidente Lula [...]. Temos que ficar atentos a essa loucura de achar que existem governantes capazes de tomar decisões pessoais que ajudam a população”.
Oinegue conclui destacando que o Brasil deve ficar atento para não entrar numa situação econômica e política como a do país vizinho: “A gente [Brasil] namora perigosamente com alguns erros que tornaram a Argentina aquilo que ela é atualmente”.