Eduardo Oinegue: Por trás da PEC das Bondades, o descaramento e afronta às leis

Jornalista questiona a maneira como o governo usou benefícios sociais para manobra política

Rádio BandNews FM

A pauta se tornou estratégica para manobra política Foto Agência Brasil
A pauta se tornou estratégica para manobra política
Foto Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa a aprovação no Senado da PEC que libera R$ 41,25 bilhões para gastos com benefícios sociais até o final do ano. O jornalista atenta para a forma como os políticos usaram a Proposta de Emenda à Constituição em benefício próprio faltando três meses para as eleições.

Oinegue avalia ser justo que uma parcela mais necessitada da sociedade receba ajuda do governo, desde que os mecanismos sejam corretos: “Eles pegaram uma coisa muito importante, que é cuidar de quem mais precisa e, se apoiando nisso, tomaram uma decisão absolutamente de cunho eleitoral. Ignoraram a legislação, passaram por cima”.

O jornalista acredita que a pauta se tornou estratégica para manobra política: “Não fizeram nada antes. Aí vem as pesquisas, bate o desespero. Eles pegaram a legislação, e torceram como se torce um pano [...] arrombaram os cofres públicos”.

O âncora do BandNews No Meio Do Dia frisa que há maneiras legais de viabilizar dinheiro público para classes mais necessitadas, e lembra que o Orçamento continua sendo desrespeitado: “Na hora de cortar as emendas dos senadores e deputados, eles não cortaram. Na hora de cortar o fundo eleitoral, eles não cortaram [...] as emendas secretas foram quase R$ 20 bilhões”.