O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, critica a ida de Lula (PT) à COP 27, no Egito, num jato particular pertencente a um empresário brasileiro. O petista participou nesta quarta-feira (16) da maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo. Para o jornalista, o presidente eleito deveria ter viajado em um voo comercial e não ter aceitado, segundo ele, uma mordomia que não é ética.
Eduardo Oinegue analisa este caso como algo que, apesar de não ser inconstitucional, não deve ser feito por um presidente: “Lula pegou uma carona num jato particular. É algo que ele poderia ter feito, assim como fez, mas não deveria. Não é crime fazer o que ele fez, mas foi errado. Lula tem uma história em seus antigos governos que conta com corrupção e favores a empresários, ele tem um passivo moral em relação a isso”.
Para o apresentador, o presidente eleito perdeu a chance de mostrar uma imagem diferente do Lula de outros mandatos. Oinegue afirma que, ao pegar carona no jato de um empresário que tem problemas com a justiça, Lula age de maneira antiética: “Mesmo sendo errado, ele foi. É uma questão de princípios: não aceite presentes dessa natureza. É um mau começo de governo”.
Oinegue pede que este caso não seja tratado de forma secundária. O jornalista diz que o histórico de Lula e do PT já mostraram que, agindo assim, se constrói um grande escândalo: “Ou o partido arruma um voo comercial, ou não vai. Essa história está completamente errada”.