O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa o efeito das escolhas dos candidatos à Presidência da República durante a campanha eleitoral.
Para o jornalista, nenhuma medida tomada de maneira isolada é capaz de gerar uma grande mudança na disputa ao Planalto: “Nenhuma escolha tem o peso de produzir, no eleitorado, um impacto tão grande que seja a diferença entre vencer e perder”.
Oinegue acredita que as decisões podem repercutir de maneira positiva ou negativa, e pondera que é a forma como a população se posiciona que determina se foi ou não uma decisão correta: “Depende de como o eleitorado vai receber isso. É a imagem projetada daquilo que fez, e não aquilo que fez propriamente”.
O âncora destaca o conjunto de fatores que pesam para determinado candidato ter sucesso ou não em sua campanha: “O vice pesa um pouquinho, o discurso pesa um pouco, a participação nos debates, o horário eleitoral. Tudo pesa um pouco”.
O jornalista conclui afirmando que, em um parâmetro geral, as eleições sempre são decididas pelo conjunto de providências: “Cada escolha tem um peso pequeno, porém o conjunto delas é muito forte”.