Eduardo Oinegue: Vamos entender de vez o papel das pesquisas eleitorais?

Âncora acredita que pesquisas não têm grande influência nos votos

Rádio BandNews FM

Os eleitores têm diversas ferramentas para decidir o voto Foto: Agência Brasil
Os eleitores têm diversas ferramentas para decidir o voto
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa os fatores que podem influenciar as pesquisas eleitorais, destacando aspectos externos no resultado das entrevistas.

Para Oinegue, as pesquisas são precisas e confiáveis, porém é necessário levar em conta o cenário em que foram realizadas: “A pesquisa reflete o que está acontecendo no momento em que foi feita. Coisas acontecem e estão acontecendo todo santo dia, na economia, na política e na área social”.

O jornalista destaca que, diferentemente do que é dito por alguns candidatos, os levantamentos não têm interferência massiva no voto dos eleitores: “Elas [as pesquisas] não influenciam os votos. O que acaba acontecendo é o oposto disso; a mudança de opinião da sociedade que influencia nas pesquisas”.

O âncora esclarece, ainda, o motivo pelo qual as apurações apresentam resultados divergentes, ponderando que cada uma têm seus procedimentos: “As pesquisas são como hambúrguer. Todos têm pão, carne e queijo, mas são diferentes entre si, cada um tem sua forma de fazer”.

Oinegue conclui afirmando que os eleitores têm diversas ferramentas - além das pesquisas -para decidir o voto: “O eleitor não usa só a pesquisa, não usa só os debates eleitorais, não usa só a propaganda política. Esse conjunto de ferramentas é que faz a beleza do processo eleitoral na democracia”.