Datafolha: 75% dos brasileiros consideram Bolsonaro responsável pela inflação

No levantamento divulgado nesta segunda-feira (28), 21% dos entrevistados afirmam que o governo não tem culpa

Rádio BandNews FM

Prévia da inflação registrou alta de 0,95%, maior variação para o mês desde 2015
Foto: Reuters

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que 75% dos brasileiros acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro tem alguma responsabilidade sobre a alta da inflação. No levantamento divulgado pelo jornal "Folha de S. Paulo", 21% dos entrevistados afirmam que o Palácio do Planalto não tem responsabilidade sob a subida dos preços.

Foram ouvidas 2556 pessoas, em 181 cidades brasileiras, entre os dias 22 e 23 de março.

Entre os entrevistados, 39% afirmam achar que a gestão tem um pouco de responsabilidade sobre a inflação e 36% apontam que o governo tem muita responsabilidade.

No levantamento anterior sobre o tema, realizado em setembro de 2021, 41% responderam que o governo tinha muita responsabilidade, 34% um pouco de responsabilidade e 23% nenhuma responsabilidade.

A alta nos preços tem impactado os brasileiros com a subida de mais de uma dezena nos preços nos últimos 12 meses. Embora a meta da inflação seja de 3,5%, o acumulado do IPCA, índice oficial divulgado pelo IBGE, está acima da meta desde o ano passado.

A prévia da inflação, divulgada na última sexta-feira (25), registrou alta de 0,95%, maior variação para o mês desde 2015. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula 10,79%.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.