O segundo painel do Fórum BandNews FM Guerra na Ucrânia: Um mês do conflito, nesta quinta-feira (24), contou com a participação do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.
O economista fez uma avaliação dos efeitos do conflito em toda a cadeia produtiva mundial e opinou sobre as estratégias adotadas até agora pelo Kremlin e pelo governo de Volodymyr Zelensky.
Maílson da Nóbrega pontua que a guerra já traz impactos no aumento das taxas de juros, na queda da produtividade, no aumento dos fretes marítimos e na paralisação de empresas mundo afora.
Para o Brasil, a expectativa do especialista é por um cenário agridoce: o aumento dos preços das commodities traz benefícios ao país, mas, internamente, a inflação impacta diretamente o poder de compra da população.
O professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do centro "Insper Agro Global", Marcos Jank, foi o segundo convidado.
O especialista avalia que a falta de investimento a longo prazo criou o cenário desfavorável para a dependência do Brasil da importação de fertilizantes; hoje, 85% desse tipo de produto usado por aqui vem do exterior.
Na avaliação do professor, a principal alternativa para suprir um eventual gargalo no abastecimento é buscar novos mercados, novos fornecedores. Ele pontua que o mundo já passava por dificuldades no setor em função da pandemia.
Marcos Jank pondera que a guerra na Ucrânia traz ganhadores e perdedores para o Brasil: a exportação de commodities deve bater recordes, mas a inflação e a segurança alimentar devem continuar subindo.
Quem também marcou presença no fórum da BandNews FM foi o ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo e professor do Instituto de Energia da PUC-Rio, David Zylbersztajn.
Ele avaliou que a atual política de preços da Petrobras é a que garante maior segurança aos acionistas e também maior retorno de investimento ao país.
Na opinião do professor do Instituto de Energia da PUC-Rio, a tentativa do governo de criar um auxílio combustível a toda a população é uma reação eleitoreira.