A Defesa Civil de Cacoal, no interior de Rondônia, estima neste domingo (20) que mais de mil e quatrocentas famílias estejam debaixo d’água pelas inundações causadas pela subida do nível do Rio Machado, após fortes chuvas e a abertura de comportas de uma usina hidrelétrica.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lucas Borghi, são pelo menos mil famílias na zona rural e quatrocentas no perímetro urbano atingidas pelas inundações.
Neste domingo (20), cerca de 30 famílias tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso por algumas horas porque o nível da água chegou perto dos fios de alta tensão.
A Defesa Civil de Cacoal informou que atua há mais de 72 horas na retirada de famílias das áreas inundadas. Muitas delas estão abrigadas em escolas do município, onde recebem alimentos e outros suprimentos.
A subida do nível do Rio Machado atinge ainda o município de Ji-paraná. Segundo a prefeitura, sete bairros próximos à orla foram parcialmente alagados. Aproximadamente 500 casas foram atingidas.
No entanto, a coordenadora da Defesa Civil, Lucimeire Zanettin, afirma que somente duas famílias solicitaram ajuda para deixar a área inundada. O restante permanece nos imóveis, pois as casas são construídas com assoalho suspenso para evitar serem invadidas pela água.
CAMPANHA BAND
Doações da campanha Band, CUFA e FNA Abraçam os Estados começaram a chegar neste domingo (20) em Cacoal, a 480 quilômetros de Porto Velho, Rondônia.
Um caminhão com cestas básicas deve atender as famílias desabrigadas.
Uma equipe da Cufa faz o levantamento das necessidades específicas da região e mais materiais serão enviados nos próximos dias via GOLLOG e LUFT LOGISTICS, parceiras da campanha social.