Sobe para 233 mil pessoas o número de afetadas pelas chuvas na Bahia, segundo a Defesa Civil do Estado.
O balanço anterior contabilizava cerca de 220 mil. Houve ainda o registro de mais seis feridos. Agora, no total, são 273.
Também aumentou para aproximadamente 25 mil a quantidade de desabrigados e desalojados, acréscimo de quase 4 mil pessoas.
Desde novembro, os temporais causaram a morte de ao menos 12 pessoas na Bahia. Ao todo, já são 51 municípios em situação de emergência.
Nesta quinta-feira (16), o governo do estado anunciou a liberação de mais uma verba no valor de um milhão e duzentos mil reais para apoio às famílias afetadas.
A Secretaria de Saúde Estadual informou que as cidades que foram atingidas pelas chuvas serão desinfetadas e que um esquema de multivacinação será realizado para evitar doenças após as enchentes.
O governo do Estado também realiza triagem para reconstrução de casas destruídas pela chuva em Itamaraju e Jucuruçu, no sul baiano, municípios com as áreas mais destruídas pela chuva.
Em Itamaraju, as ruas que foram impactadas com as fortes chuvas passam por limpeza para a retirada de entulho e de lama.
As ações começaram na última terça-feira (14) e continuam sendo realizadas através de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrututra do Extremo Sul do Estado (Construir).
Dona Carmelita Ribeiro de Oliveira, de 69 anos, que aparece em um vídeo que viralizou na internet, onde está sentada no sofá de casa enquanto a água da chuva entra com força na residência, perdeu quase todos os móveis.
A idosa está abrigada na casa de parentes, em Itamaraju. Com o dinheiro da aposentadoria, Dona Carmelita disse que, aos poucos, vai reconstruir a vida e comprar tudo que perdeu.
Na quarta-feira (15), a Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento, conseguiu retomar o abastecimento de água na maior parte das localidades atingidas pelas fortes chuvas.
O único município da região que ainda apresenta irregularidade no abastecimento é Eunápolis, já que a estação de captação de água foi submersa. A previsão é de que a completa normalização da distribuição do serviço seja até o dia 20, na cidade.
Carretas do SAC Móvel foram enviadas para os municípios de Medeiros Neto, Jucuruçu, Prado e Vereda, locais onde a população vai poder emitir documentos de forma gratuita, a exemplo da carteira de identidade.
As aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia já realizaram o resgate de 15 pessoas em locais críticos e o transporte de seis grávidas, seis crianças e cinco pessoas que necessitam de cuidados médicos.
No sudoeste, o município de Laje decretou estado de calamidade pública: um rio transbordou e invadiu várias casas, que ficaram destruídas.
Mais de setenta pessoas estão em um abrigo improvisado pela Prefeitura ou em casa de parentes.
Na cidade vizinha, Jiquiriçá, a força da água abriu crateras nas ruas. Alguns barrancos cederam.
Nesta quarta-feira (15), foi publicado no Diário Oficial do Estado, o Projeto de Lei que libera 20 milhões em financiamentos para atender os comerciantes que tiveram prejuízos por causa da chuva.
Os empréstimos de até cento e cinquenta mil reais não terão cobrança de juros.
O governo estadual também tem agora a autorização para adquirir fogões e geladeiras para doação às famílias de baixa renda das cidades atingidas pelas enchentes.