Chuva continua no Nordeste e tem chance de mais temporais em AL, PE e RN

Região tem sido castigada por chuva acima do normal provocada pelo La Ninã é o aquecimento anormal do mar

BandNews FM

Cidades ficaram inundadas em Alagoas e 53 cidades declaram emergência.
Foto: Governo de Alagoas

A chuva deve continuar a castigar os estados do Nordeste nesta semana. Nesta terça-feira (5), tem previsão de temporais para o Rio Grande do Norte. No domingo (3), a capital, Natal, decretou estado de emergência por conta dos estragos da chuva. Choveu no fim de semana o esperado, praticamente, para o mês todo. A água também castiga cidades de Alagoas e Pernambuco.

Meteorologistas explicam que o La Niña provoca já mais chuva na região. Mas, nesta temporada, as água do oceano estão dois graus acima da média, o que reforça a chegada de umidade e provoca chuva.

Em Natal, pode chover até 100 milímetros nesta semana, com a maior quantidade se concentrando entre esta terça e quarta-feira (6). No Recife e em Maceió, as precipitações ocorrem com mais força no fim da semana.

A força das águas tem castigado Alagoas. Ao todo, 53 cidades declararam emergência com a subida dos rios que cortam o estado. Entre junho e julho, seis pessoas morreram, sendo uma arrastada pelas águas neste fim de semana. Mais de 50 mil pessoas deixaram as próprias casas por conta dos riscos.

Em Pernambuco, duas pessoas morreram ao serem arrastadas pelos rios e córregos que transbordaram. O estado ainda se recupera os deslizamentos de terra entre o fim de maio e início de junho, quando 130 pessoas morreram no Recife e na região metropolitana.

Enquanto chove no Nordeste, o Sudeste é influenciado por um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frente frias e o tempo está seco. Sem chuva, a umidade relativa do ar está abaixo da metade do nível confortável e os reservatórios d’água estão ficando mais secos, o que demanda racionalidade no uso da água.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.