Quase 40 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Alagoas após as fortes chuvas que atingem o estado desde a sexta-feira (1). Pelo menos uma morte foi confirmada e uma pessoa está desaparecida. 51 cidades estão em situação de emergência.
O município com maior número de desabrigados e desalojados é Coruripe, no litoral sul, de acordo com a Defesa Civil. Vinte e nove estão em situação mais crítica, com rodovias interditadas e serviços de água e energia comprometidos. Pelo menos 24 municípios são apoiados pela Defesa Civil Nacional.
Os técnicos, que fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres, chegaram no sábado (02) durante a noite e atuam no planejamento de ações para diminuir os impactos dos desastres.
Além da Defesa Civil, as Forças Armadas e a PRF vão apoiar as ações de socorro e assistência humanitária, por meio de veículos e aeronaves.
No início de junho, um outro temporal atingiu o estado, deixando 35 municípios em situação emergência.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que o mês de julho será com chuvas acima da média no norte e no leste da região Nordeste. Os volumes devem ficar acima dos 140 milímetros.