Chile pode reduzir jornada de trabalho de 45 para 40h semanais

Projeto de lei precisa ser aprovado pelo presidente Gabriel Boric para entrar em vigor

BandNews FM

Chile pode reduzir jornada de trabalho de 45 para 40h semanais
Agência Brasil

O Congresso do Chile aprovou nesta quarta-feira (12) uma proposta de lei que prevê a redução da carga de trabalho de 45 para 40 horas semanais.

Com a mudança, o Chile se torna, depois do Equador e Venezuela, o país da América Latina com a menor jornada de trabalho sancionada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, por exemplo, a carga horária é de 44 horas semanais.

“Para as pessoas que estão em suas casas, que muitas vezes precisam deixar seus filhos ainda dormindo porque devem sair muito cedo, este é um projeto que vai contribuir enormemente para nossa qualidade de vida”, explicou a ministra do Trabalho chilena, Jeannette Jara.

Na proposta, há também a possibilidade de trabalhar quatro dias da semana, e não cinco, desde que cumprida a carga horária semanal. O projeto já havia passado pelo Senado e foi aprovado na Câmara dos Deputados por 127 votos a favor, 14 contrários e três abstenções.

A modificação na lei foi uma sugestão de deputados do Partido Comunista do Chile, base do governo, e deve ser sancionada agora pelo presidente Gabriel Boric.

A implementação da medida será feita de forma gradual. Em 2024, a carga passará de 45 para de 44 horas. No ano seguinte, 42 horas e no terceiro ano, 40 horas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.