Casa Branca critica fala de Lula sobre guerra da Ucrânia

Porta-voz do governo dos EUA diz ser “profundamente problemático” como o Brasil abordou a questão

Rádio BandNews FM

Casa Branca disse que o Brasil está repetindo a propaganda russa sem observar os fatos.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Casa Branca criticou o Brasil, nesta segunda-feira (17), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar, durante viagem à China, que os Estados Unidos estão encorajando a guerra na Ucrânia.

Em conversa com jornalistas o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse ser “profundamente problemático” como o Brasil abordou essa questão. Ainda disse que o Brasil está repetindo a propaganda russa sem observar os fatos.

No domingo (17), em coletiva de imprensa em viagem aos Emirados Árabes Unidos, Lula diz que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não tomam iniciativa de paz. “Europa e os EUA terminam dando a contribuição para continuação desta guerra", afirmou Lula.

Kirby ainda destaca que os EUA querem o fim do confronto e que isso poderia acontecer agora se Putin parecesse de atacar a Ucrânia e retirasse as tropas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.