O Brasil tem um novo campeão no automobilismo. Trata-se de Gabriel Bortoleto, que antes mesmo da primeira corrida na etapa da Itália da F3 2023, já tinha a vantagem necessária e triunfou na categoria.
Para que ele levasse o troféu, bastava apenas que os rivais Paul Aron e Josep Maria Martí não conquistassem a posição de honra para carimbar a conquista. Como Oliver Goethe cravou a pole position em classificação que teve três bandeiras vermelhas e, por fim, não foi reiniciada, o paulistano se deu bem.
Bortoleto soma 144 pontos na tabela, 38 a mais que o vice-líder Aron, e 39 sobre o terceiro colocado, Martí - restaram 37 pontos em disputa.
A F3 nasceu com o atual formato em 2019, e nunca um representnate do país havia sido o melhor de todos; nem mesmo com a antecessora GP3 Series, que presenciou nomes como Pedro Piquet, Pedro Nunes, dentre outros.
QUEM É ELE
Como quase todo garoto que sonha em pilotar, Gabriel Bortoleto, hoje com 18 anos, começou a competir de kart aos sete. O paulistano estreou nos carros de fórmula em 2020 pela Fórmula 4 italiana.
Depois disso, teve uma experiência na Formula Regional Europeia, a FRECA. Foram ao todo duas temporadas, em uma delas representando a FA Racing, equipe do bicampeão mundial da F1 Fernando Alonso.
O espanhol gerencia a carreira do brasileiro e foi flagrado abraçando Bortoleto após a primeira vitória do jovem no Bahrein.
Nos bastidores, entende-se que a ligação pode ser fundamental para que o promissor piloto chegue na Fórmula 1 em futuro breve.
Gabriel Bortoleto é campeão da F3
Divulgação