Depois de um período de pausa para as férias de verão, a Fórmula 1 retorna para a segunda fase do campeonato de 2023.
A volta dos carros às pistas acontece nesse final de semana no Grande Prêmio da Holanda, no circuito de Zandvoort.
A temporada está sendo marcada pela quebra de recordes históricos e pela hegemonia da Red Bull Racing, que, até o momento, ganhou todas as corridas do calendário.
Foram apenas dois vencedores durante o primeiro semestre inteiro, ambos da RBR: o bicampeão Max Verstappen e o mexicano Sérgio Pérez.
O holandês pode quebrar mais uma marca: se ele vencer mais esse GP, vai se igualar ao tetracampeão Sebastian Vettel com a marca de vencedor de nove disputas seguidas na Fórmula 1.
Um outro recorde que Verstappen pode quebrar é uma marca dele mesmo: a de maior pontuação na temporada.
No ano passado ele fez 454 pontos. Esse ano ele já tem 314 pontos, após apenas 12 corridas.
Durante um ano que ainda terão mais seis corridas Sprint, que pontuam além das disputas de domingo, as chances de Verstappen quebrar o próprio recorde são grandes.
SEGUNDA FORÇA
A dominância da equipe austríaca já é dada como certa, são 503 pontos.
A Mercedes e a Aston Martin têm juntas 443 pontos. A dificuldade de acompanhar o rendimento da RBR faz com que as outras equipes busquem a colocação de segunda força.
Essa posição foi alternada durante a temporada: no começo, a aposta era a Aston Martin de Fernando Alonso, mas a falta de upgrades nos carros do time acabou atrapalhando o rendimento.
A Mercedes melhorou a dinâmica depois do Grande Prêmio de Mônaco e vem sendo mais consistente, mas ainda não consegue entregar o esperado pelos fãs, que viram, em outras épocas, a dominância de Hamilton.
Uma das apostas é a McLaren. Os pilotos Lando Norris e o novato Oscar Piastri elogiaram as mudanças feitas pela equipe, que até mesmo renderam pódio para o britânico e o melhor resultado do australiano durante o ano, um quarto lugar.
O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, chegou a cravar que a posição de segunda força seria da escuderia italiana até o final do ano, mas, os desentendimentos nas tomadas de decisão e no pitstop continuam atrapalhando o monegasco e colega de equipe, Carlos Sainz.
NOVO, DE NOVO:
Diferentemente de 2022, a pausa de verão não teve anúncios de mudanças nas equipes, novas contratações e nem aposentadorias. A única novidade foi a renovação do contrato da dupla Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg na Haas para 2024.
GRANDE PRÊMIO DA HOLANDA:
O Grande Prêmio da Holanda tem transmissão da BandNews FM, da TV Band e do BandSports. Você acompanha tudo a partir das 9h20 desse domingo (27).