O Presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende protocolar, nos próximos dias, mais um pedido de impeachment contra um ministro do Supremo Tribunal Federal. Depois de Alexandre de Moraes, o alvo da vez é Luís Roberto Barroso.
Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, tem sido alvo constante de ataques do presidente. Bolsonaro acusou o ministro, por exemplo, de interferir na votação da PEC do voto impresso, que foi rejeitada pela Câmara dos Deputados.
Neste sábado (21), Bolsonaro esteve na cidade de Eldorado-SP para visitar sua família. Durante a viagem, ele conversou com jornalistas e falou sobre o pedido de impeachment:
- Vamos por partes. Não precisa fazer um pedido atrás do outro. Não é fácil fazer um pedido, tem que ter muito equilíbrio, tem que buscar materialidade, estudar bastante, não pode apresentar por apresentar. Então priorizamos esse pedido do senhor Alexandre de Moraes e nos próximos dias ultimaremos o segundo pedido - disse Bolsonaro ao ser questionado sobre o ministro Barroso.
Na sexta-feira (20), Bolsonaro protocolou o pedido de impedimento do mandato de Alexandre de Moraes, situação que vem causando diversas reações negativas no meio jurídico brasileiro.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que analisará os textos, tem reafirmado que não há base legal para o pedido que deve ser arquivado.