Banco Central reduz juros em 0,5 ponto porcentual, para 13,25% ao ano

É o primeiro corte na Selic em três anos, desde agosto de 2020

Rádio BandNews FM

Primeiro corte na taxa básica de juros acontece após três anos
Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (2), a decisão de reduzir a taxa básica de juros do país de 13,75 para 13,25% ao ano. Trata-se da primeira redução na Selic em três anos, desde agosto de 2020. A deflação, aumento nos empregos e melhora nos índices econômicos foram motivadores para o Copom optar pela mudança.

Uma pesquisa com operadores de 90 instituições do mercado financeiro indicava que 70% deles acreditavam em um corte de 0,25 ponto porcentual. Outros 30% afirmavam que imaginavam um corte de 0,5 ponto.

O presidente Lula vinha criticando publicamente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por causa do nível em que a taxa de juros estava.

A expectativa dos representantes do mercado ouvidos pelo Banco Central no boletim Focus na última segunda-feira (31) apontava que os operadores de instituições financeiras era de que a Selic terminasse 2022 em 12% ao ano.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.