O novo caso de violência em ambiente escolar, dessa vez em Blumenau, em Santa Catarina, reforça a necessidade de discussão e investimento na saúde mental, segundo análise da psicóloga e colunista da BandNews FM Rosely Sayão.
Em entrevista à BandNews FM, a especialista destacou a importância dos trabalhos preventivos e curativos de saúde mental. “É preciso acolhimento. A gente precisa se abraçar. Oferecer um ombro amigo para aqueles que sofrem. Não é hora de buscar culpados. É preciso socorrer a população neste momento”.
Para Rosely, as discussões sobre segurança precisam estar presentes nas escolas e também nas casas. Ela também indica a importância de ensinar as crianças a pensar criticamente na violência e buscar ações de paz no cotidiano.
A psicóloga ainda lembra que as escolas precisam também acolher os pais, e que é hora de reforçar o vínculo de confiança entre crianças e pais com os ambientes escolares. “Fortalecer o espaço escolar como um ambiente seguro”.
Todo este trabalho, de acordo com Rosely Sayão, exige o envolvimento das autoridades, caso do Ministério da Saúde. Ela afirma que não há trabalhos de prevenção ou tratamento de saúde mental à altura.
A especialista também destaca que o ensino do respeito às diferenças é fundamental para tentar prevenir ataques em escolas. Para ela, é preciso falar sobre os ataques e ouvir as angústias das crianças. “Ensinar as crianças a buscar proteção quando a situação é de risco”.
O ataque ocorreu nesta quarta-feira (5) em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina. Quatro crianças morreram e outras quatro ficaram feridas. O responsável pelo crime foi preso.