As autoridades sanitárias da Argentina investigam as origens de uma pneumonia misteriosa já diagnosticada em nove pessoas e que matou três pacientes. O mais recente óbito, na província de Tucuman, foi confirmado nesta quinta-feira (1) e acendeu um sinal de alerta nos médicos, que procuram pelo primeiro infectado pela doença.
Os casos começaram a aparecer entre os dias 18 e 20 de agosto e se mostram como infecções que atingem dos dois lados do pulmão. Testes realizados pelo Ministério da Saúde já descartam Covid, influenza e gripe. Agora as amostras dos paciente são analisadas por um dos laboratórios mais prestigiosos do país.
Os relatos estão relacionados com uma clínica médica particular na cidade de San Miguel de Tucumán. Os primeiros doentes diagnosticados foram profissionais de saúde do centro médico.
Das três mortes já confirmadas, a mais recente é de uma mulher de 70 anos e que estava internada para operar a vesícula. Ela realizou três operações em um curto espaço de tempo, antes de ser acometida pela doença ainda misteriosa.
Existe a suspeita que ela seja a paciente zero, mas as investigações epidemiológicas continuam. É preciso saber se a senhora teve contato com as outras vítimas, que trabalham na clínica.