O Bandplay, aplicativo de streaming do Grupo Bandeirantes de Comunicação, lança nesta sexta-feira o primeiro filme original da plataforma. O documentário "1538 graus - The Iron Human" está disponível gratuitamente nos celulares iOS e Android, além das TVs conectadas. O personagem central da produção, Sergio Buonarotti, conversou com a reportagem da BandNews FM e explicou que os passos da longa recuperação estão no filme.
A produção descreve a jornada do triatleta, que hoje tem 53 anos, mas que, em 2011, ficou entre a vida e a morte ao ser baleado em um assalto em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele levou um tiro no abdômen, que passou a um centímetro do coração, e saiu pelas costas.
"Eu fui para o hospital das clínicas, perdi o rim esquerdo, o baço, a vesícula, um pedaço do estômago, outro do pâncreas. Foi necessário 64 cirurgias para o tratamento, 138 ampôlas de sangue, que durou seis anos de hospital", lembrou Sergio.
O atleta ficou três meses em coma no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e depois ainda teve idas e vindas de internações até 2014, quando passou pela última cirurgia. Ele voltou a competir em 2017 no Iron Man, que reúne os três esportes - ciclismo, natação e corrida - em distâncias superiores às provas tradicionais de triathlon.
O documentário tem roteiro e direção do jornalista Lucas Bretas, que descobriu a história de Buonarotti por acaso, quando foi assistir à competição de Iron Man e pegou carona com um amigo do triatleta. Segundo Sergio, o jornalista se interessou pelo episódio e chegaram a um acordo para gravar o documentário.
"Eu tinha vivido minha história, mas não conhecia ela quando eu acordei. Meu corpo era pura ferida, muitas marcas, cicatrizes. Quando eu me olhei no espelho 90 dias depois, era muito diferente. As pessoas dizem que eu nasci de novo. O filme serve muito para a rotina do dia a dia, para quem já passou por situações extremas. As pessoas vão se aglutinando, amigos, médicos, fisioterapeutas, pessoas desconhecidas, se organizam para uma vida ser recuperada", concluiu.
Ouça a entrevista completa do Sergio Buonarotti com a nossa editora Sara Tavares: