A Agência Nacional de Vigilância Sanitária monitora a situação em dois navios que registraram surtos de Covid-19 nos últimos dias e atracaram em Salvador, na Bahia, e em Santos, em São Paulo, nesta quinta-feira (30), para trâmites sanitários.
O MSC Splendida, que saiu no último dia 27 do Porto de Santos, registrou 51 tripulantes com casos positivos para a Covid-19. A testagem de 100% dos trabalhadores a bordo foi determinada após tripulantes apresentarem sintomas da doença quando a embarcação estava em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. São mais de quatro mil pessoas embarcadas, sendo que 132 saíram da embarcação nesta quinta-feira (30) seguindo protocolo da Anvisa. Além dos tripulantes infectados, os 27 passageiros e 54 contactantes saíram do navio e foram levados para os locais de residência em carros especiais.
O monitoramento dos casos fica sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde dos locais de destino das pessoas com teste positivo.
Os demais passageiros ainda não têm uma definição sobre se serão ou não autorizados a descer. O plano inicial era de que atracar o navio no Rio de Janeiro para o réveillon.
Em Salvador, o Costa Diadema está isolado após 56 tripulantes e 12 passageiros testarem positivo para a Covid-19. A embarcação com 3.836 viajantes a bordo tinha como destino o Porto de Ilhéus, no sul da Bahia.
A Anvisa destaca que todos os protocolos já definidos pela agência estão sendo cumpridos e os navios são monitorados pelos técnicos.