AGU derruba decisão que podia atrasar processo de privatização da Eletrobras

Assembleia de debenturistas de Furnas é essencial para a venda de ações da Eletrobras, reunião estava suspensa por decisão judicial

BandNews FM

AGU derruba decisão que podia atrasar processo de privatização da Eletrobras
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio derrubou na manhã desta segunda-feira (06) a liminar que suspendia a assembleia de debenturistas de Furnas. A Advocacia Geral da União recorreu da primeira decisão. O desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira reconheceu os argumentos da União que apontavam grave lesão à ordem e à economia pública.

A reunião de acionistas de Furnas é essencial para a privatização da Eletrobras, estatal de energia que o governo tenta vender até agosto.

A BandNews FM aguarda retorno de Furnas para saber se a reunião acontece. Ela estava prevista para às 11h. No encontro, detentores de debêntures decidem se dão o aval necessário para o prosseguimento da oferta pública de ações da Eletrobras. Se aprovada, a operação pode movimentar cerca de R$ 30 bilhões, pelas estimativas do governo.

No domingo (05), a juíza Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz, do plantão do Tribunal de Justiça do Rio, tinha atendido a um pedido da Associação dos Empregados de Furnas, ontem, que alegava violação do dever de informação aos debenturistas convocados para a deliberação.

A Eletrobras afirma que a liminar tinha potencial de prejuízo direto de bilhões de reais por causa da possibilidade de destruição do valor das ações da companhia na Bolsa de Valores.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.