O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, reabriu às 22h18 após ficar mais de oito horas fechado neste domingo (09). No início da tarde, uma aeronave que pousava no terminal teve o pneu estourado e perdeu o controle, parando a poucos metros de um barranco que termina na Avenida Washington Luís, uma das mais movimentadas da capital paulista. No saguão, passageiros relataram confusão e falta de informação por parte das companhias aéreas.
Segundo a Infraero, que administra o terminal, 140 voos foram cancelados no período em que o aeroporto ficou fechado (73 partidas e 67 pousos). Alguns voos foram desviados para os terminais de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Campinas, no interior do estado.
Passageiros esperaram por horas no saguão pela reabertura do terminal. Em um primeiro momento, a Infraero afirmou que o local seria reaberto em menos de duas horas. A demora na perícia e na retirada da aeronave paralisaram as operações na pista principal por mais tempo que o previsto.
As investigações sobre a causa do incidente são conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, o Cenipa.
A retomada completa das operações no terminal pode demorar dias. O aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, é crucial para a rede aérea das principais companhias aéreas do país. Gol e Latam mantêm centenas de voos no local e fazem do terminal um HUB, um ponto de distribuição de passageiros que voam para diferentes regiões do país.
Além dos voos da Ponte-Aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, voos para Curitiba, Porto Alegre e Recife foram afetados.
Neste domingo (09), o terminal vai operar até 1h de segunda (10) para dar vazão aos voos paralisados. Normalmente, as operações são suspensas às 23h. As atividades vão ser retomadas às 6h de segunda (10).