O abono salarial do PIS-Pasep começa a ser pago nesta semana. Cerca de 25 milhões de brasileiros que trabalharam com registro formal em 2022, recebendo em média até dois salários mínimos, poderão sacar o dinheiro.
Para recebê-lo, também é preciso estar inscrito no PIS-Pasep, ou no CNIS (data do primeiro emprego), há pelo menos 5 anos. O valor corresponde ao salário mínimo atual, R$ 1.412,00, dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Segundo o economista Alisson Centeno, cerca de R$ 27 bilhões serão injetados na economia e será uma boa oportunidade para quitar dívidas, principalmente as com juros mais altos. “37% daqueles que não podem pagar as suas contas, ganham até dois salários mínimos, ou seja, é o público-alvo que vai receber o abono salarial”, complementa o especialista.
O dinheiro começará a ser liberado a partir desta quinta-feira (15) para quem faz aniversário em janeiro e segue até agosto, sempre a partir do dia 14, conforme o mês de nascimento. Mais detalhes podem ser consultados no portal de serviços do governo, o gov.br.