A cerimônia que marcou o início da Copa do Mundo começou minutos antes do horário previsto. O espetáculo estava marcado para às 12h (horário de Brasília) e foi realizada no estádio Al Bayt, também palco do primeiro jogo da Copa, entre Catar e Equador.
O evento começou com um show de dança dos voluntários da FIFA, com bonecos representando todos os mascotes das copas passadas, além do La'eeb, representante da Copa do Catar.
Em meio a toda a dança e o desfile dos mascotes, surge Jungbook, membro da boyband sul-coreana BTS para cantar a música “Dreamers”. Ao final da apresentação do astro de K-pop, o cantor catari Fahad Al Kubaisi subiu ao palco e participou do show.
Ao final da música, o ator Morgan Freeman caminhou pelo campo do estádio e fez um discurso celebrando o evento e a história que está sendo criada no Catar.
Após a fala do ator, Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Catar, discursou para o público que acompanhava o evento, marcando o fim da cerimônia.
"Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Catar. Que beleza juntar essas diferenças todas. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha."