As seleções que vão disputar a Copa do Mundo do Catar já começam a chegar ao país do Oriente Médio. Nesta terça-feira (15), a previsão é que Inglaterra, Dinamarca, Holanda e Equador desembarquem em Doha. Até agora, oito países e a seleção da casa já estão no Catar.
Os primeiros a chegarem foram os americanos. Já estão no país da Copa: Marrocos, Tunísia, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Austrália e Suíça, a segunda adversária do Brasil na competição.
A seleção brasileira segue em Turim, na Itália, e tem previsão de chegar a Doha apenas no sábado (19), um dia antes da abertura oficial do torneio. A escolha pela cidade italiana foi para facilitar a chegada dos jogadores convocados e aumentar o tempo de preparação da equipe.
Como a Copa acontece no fim do ano, o tempo de preparação é menor do que em outras edições, já que os torneios de futebol na Europa estão em pleno calendário.
Outras seleções optaram por fazer a preparação já no Oriente Médio. É o caso da Argentina, que está em Abu Dhabi e deve chegar ao Catar na quarta-feira (16).
Pela regra da Fifa, as seleções precisam estar no país da Copa até cinco dias antes da estreia. Os protocolos oficiais da organizadora da competição preveem ainda entrevistas coletivas e treinos obrigatórios no país organizador do torneio.
O Brasil estreia no próximo dia 24 de novembro contra a Sérvia. Os brasileiros ficarão hospedados em um hotel cinco estrelas em Doha, com seis restaurante, três piscinas, e que também terá hóspedes comuns no período.
O deslocamento até o estádio Grand Hamad, local da estreia, é de apenas sete minutos e a média de distância dos estádios que o Brasil jogará na primeira fase é de 20 minutos.
Ao todo, são 26 jogadores convocados e o time canarinho está no grupo G. Além da Sérvia, os brasileiros vão enfrentar Suíça e Camarões na primeira fase do torneio.