USDA: Brasil será responsável por 36% das exportações mundiais de frango em 2024

Órgão norte-americano estima que no ano que vem, as exportações mundiais de carne de frango alcancem 14 milhões de toneladas, 3% a mais que neste ano

Da Redação

Brasil se consolida como maior exportador de carne de frango
Divulgação

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta terça-feira (31) que as exportações mundiais de carne de frango, no ano que vem, devem alcançar pelo menos 14 milhões de toneladas, o que seria um crescimento de 2,91% em relação às exportações deste ano. Neste cenário, o Brasil é apontado pelo órgão como o país que será responsável por 36% das exportações mundiais e os Estados Unidos (que são o segundo maior produtor do mundo de carne de frango) por 25%.

De acordo com o USDA, desde o ano de 2019, pre-pandemia, as exportações de carne de frango cresceram apenas 7%. Em uma relação que inclui 11 países, pelo menos quatro deles mostraram queda: Reino Unido, 44%; Argentina, 40%, União Europeia, 20% e Belarus, em torno de 14%. Já a Rússia aumentou as exportações em 30%, China, em 24% e a Tailândia, em 16%, o mesmo índice da Turquia. Mas, segundo o órgão, ainda com todo o volume adicional destes países, total não chega à metade do adicional apontado para o Brasil, 1,086 milhão de toneladas a mais de carne de frango (adicional de 27,5% em um quinquênio).

Confirmando-se tais desempenhos em 2024, a participação brasileira nas exportações mundiais de carne de frango estará aumentando perto de 20% em relação a 2019, ano pré-pandemia.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.