O governo do Japão anunciou o fim das restrições à importação de carne de frango, ovos e derivados avícolas produzidos em Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (20). O embargo havia sido imposto há cerca de um mês, após a confirmação de um caso de Influenza Aviária (H5N1) em uma ave de subistência na região de Bonito, no Pantanal.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a retirada do embargo ocorreu após o envio de informações adicionais sobre as medidas de prevenção da doença.
Em nota, as autoridades japonesas alegam: "Confirmamos que as aves do Estado estão livres da doença. Portanto, com base nas condições bilaterais de importação, a suspensão temporária das importações de carne de aves e ovos do Estado foi levantada a partir de hoje”..
Apesar da liberação das importações de carne de frango e ovos, o país manteve restrições à importação de aves vivas e pintinhos de um dia originados em Mato Grosso do Sul. A medida visa “evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e por uma questão de higiene alimentar”.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), mensalmente, Mato Grosso do Sul exporta em torno de 2,5 mil toneladas de carne de frango (0,7% das exportações mensais brasileiras) para o Japão.