'Superárvores' ajudam a reflorestar áreas devastadas em Brumadinho. Veja o vídeo

Técnicas ajudam a acelerar o desenvolvimento de árvores nativas e recuperar as áreas verdes

Da Redação

Uma técnica desenvolvida por cientistas brasileiros está ajudando a reflorestar, de um jeito mais rápido, as áreas atingidas pela lama da barragem de Brumadinho (MG). Combinações genéticas desenvolvidas por pesquisadores estão sendo aplicadas nas áreas locais para reflorestar, com espécies de árvores em extinção. 

Frutos e flores já podem ser vistos nas áreas que foram devastadas e o verde já predomina nos locais. Ipês, Açoita-cavalos e jequitibás rosa estão aparecendo em Brumadinho. Essas árvores estão sendo identificadas e uma parte delas, é enviada ao laboratório, onde têm seu DNA codificado. Com a técnica da enxertia, mudas são preparadas e levadas de volta ao campo. 

A técnica está sendo utilizada para recuperar 42 hectares de terras com o plantio de 55 mil mudas de espécies de árvores nativas da região de Brumadinho. E, no local, além das árvores que já crescem, já foram registrada a presença de animais da fauna local. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.