Um robô que caça pragas durante a noite e as elimina com um eletrochoque foi apresentado ao público durante a Agrishow 2023, feira de tecnologia agrícola que está acontecendo em Ribeirão Preto (SP). O robô, chamado Solix Hunter, é uma criação da Solinftec, empresa que desenvolve ferramentas com inteligência artificial para a agricultura e faz parte de um grupo de produtos que mesclam robótica e técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).
O Solix Hunter é um robô de atuação noturna que, por meio de comprimentos de ondas de luz específicos atraem os insetos e os eliminam por eletrochoques. Enquanto o produtor rural dorme, o equipamento percorre as lavouras com o objetivo de combater as pragas antes que elas cheguem à etapa de oviposição, ou saída do ovo da fêmea sem oferecer risco aos polinizadores, insetos benéficos de comportamento diurno.
De acordo com a Solinftec, o robô consegue controlar as pragas de maior interesse econômico do agronegócios como lepdópteros (mariposas); Coleópteros (besouros, como o bicudo); Ortópteros (gafanhotos e paquinhas); Hemípteras (mosca-branca e cigarrinha-do-milho) e Dípteras (moscas e pernilongos). Cada robô poderá percorrer as áreas de interesse, além de executar o monitoramento de toda a área durante o dia.
“A ideia é termos uma única plataforma onde será possível incorporar sensores e dispositivos formando soluções para diferentes missões no campo”, explicou o líder da área robótica Thiago Rodrigues. “Será semelhante à nossa forma de operar com as soluções base da Solinftec, quando agregamos a um mesmo hardware diversas funcionalidades, tudo isso incorporado ainda à nossa inteligência artificial Alice AI”, completou.
Além do Hunter, a companhia também apresentou durante a Agrishow, o Sprayer e o dispositivo de análise de compactação do solo. O dispositivo é um penetrógrafo capaz de realizar análises de resistência por meio da geração de resultados sobre as camadas de 0 a 40 cm, representando a situação de compactação atual do ponto de interesse no talhão. Este dado servirá como guia para o planejamento e o direcionamento das ações de conservação e preparação do solo, servindo como base para as boas práticas de condução da lavoura desde o início. “Esse dispositivo atenderá uma necessidade latente do segmento canavieiro que sofre com a redução de 30% do potencial produtivo das lavouras de cana-de-açúcar em função das compactações nessas camadas”, indica Emerson Crepaldi, Chefe de Operações da Solinftec para a América do Sul. “Esta solução chega como parte do Programa Cana+ lançado este ano na Agrishow, este dispositivo gerará dados de alta relevância na busca do incremento direto de produtividade nos canaviais”, completou Crepaldi.
O robô Sprayer, de pulverização, também lançado na Agrishow possui 2,5 por 2m além de 12 metros de barras. Assim como os demais modelos, é alimentado por quatro painéis solares que controlam o seu sistema de acionamento e o sistema de pulverização, fornecendo relatórios sobre populações de culturas; identificação e densidades de plantas daninhas; identificação de insetos, entre outras camadas de mapas para análise de dados para o produtor 24 horas por dia, 7 dias por semana.O Sprayer mantém as lavouras limpas, livres de plantas invasoras e assegura uma produção sustentável desde o pré-plantio até a colheita. O Solix Sprayer é capaz de realizar a aplicação precisa de herbicidas, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas, evitando sua disseminação e competição por nutrientes com a cultura alvo.
Outro ponto de eficiência do Sprayer, é sua capacidade de evitar a deriva durante o manejo de herbicidas já que por ser uma máquina mais leve e que opera com velocidade mais baixa, apresenta maior estabilidade das barras respeitando ainda a recomendação de espaçamento entre bicos, normalmente 50 cm. Acrescido da função clima, o Sprayer trabalha integrado com a plataforma ALICE que é capaz ainda de fornecer as recomendações mais adequadas de velocidade do vento e melhores horários para a pulverização das lavouras. O Sprayer fornece mapas de pulverização com análise das entradas e pode cuidar de até 200 hectares por dia, dependendo da forma do campo e do terreno.