Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não. Afinal, qual é a diferença entre o frango e a galinha?
A resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.
As galinhas são fêmeas adultas, geralmente mais maduras entre um ano e meio e dois anos, com carne mais firme e sabor mais robusto. Por outro lado, os frangos, que podem ser fêmeas ou machos, têm uma idade que varia de 40 a 42 dias, são aves de carne mais mole, textura suave e sabor delicado, e por isso o objetivo final dessa espécie nas granjas é o abate para consumo.
As diferenças entre as duas espécies, nas granjas, as galinhas são criadas com o único intuito de colocar ovos, enquanto os frangos não desempenham essa função de produzir, apenas existem para corte e abate. Em média, um frango na granja engorda 49 gramas por dia.
E quando o assunto são os modos de preparo de ambas as aves, é necessário se atentar a algumas questões. "A escolha entre frango e galinha vai além do sabor. Considerar a idade das aves e adaptar o método de preparo é fundamental para garantir uma experiência gastronômica satisfatória”, ressalta o veterinário.
No universo da culinária, a escolha entre frango e galinha pode parecer trivial, mas os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do prato. Afinal, existem particularidades notáveis que impactam o preparo e o sabor.
Diferenças na cor e na consistência
Os frangos têm a carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular e a sua carne pode ser mais macia e suculenta. Já a carne das galinhas, é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular, por isso é mais firme.
Especialistas apostam que a melhor maneira de preparar um frango é marinar em ervas frescas e limão, que realçam o seu sabor e é preciso cozinha-lo rapidamente. Ja´a galinha exige técnicas de cozimento mais lento, como assados em panela ou cozimento em caldo para realçar a riqueza de sua carne.