Agroband

Previsão indica temporais e muita chuva na Região Sul nos próximos dias

Em algumas localidades, o acumulado de chuva pode passar de 100 milímetros (mm) em 24 horas

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Fernando Dias/Seapi

A Região Sul do Brasil será atingida por forte instabilidade e grandes volumes de chuva a partir da tarde desta terça-feira (3). O aprofundamento de uma área de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera aliado ao padrão de ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos) vai favorecer a ocorrência de temporais no centro-norte do estado gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. Em alguns pontos, a chuva forte será acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo. 

Os produtores rurais devem ficar atentos às chuvas, que coincidem com a semeadura da soja da safra 2023/2024 na região.

Na madrugada e manhã da quarta-feira (4), uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul, potencializando a instabilidade pela Região Sul. Em algumas localidades do centro-norte do Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina, os acumulados de chuva podem superar 70 milímetros (mm) em 24h.

A frente fria terá rápido deslocamento pelo Sul do País e, ao longo da quinta-feira (5), as chuvas devem ficar mais concentradas entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas já em menores volumes. Neste dia, não chove no Rio Grande do Sul.

Porém, a partir de sexta-feira (6), a instabilidade volta a ganhar força entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste dia e no sábado (7), podem ocorrer acumulados de chuva em torno de 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina. 

Já no domingo (8), as chuvas mais volumosas devem se concentrar entre o nordeste de Santa Catarina e o centro-leste do Paraná.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.