New Holland vende primeiro trator movido a biometano no Brasil

A máquina funciona com biocombustível produzido a partir de resíduos orgânicos

Da Redação

A máquina é movida a biocombustível produzido a partir de resíduos orgânicos
Divulgação

A New Holland Agriculture anunciou nesta quarta-feira (19) que comercializou a primeira unidade do trator movido a gás biometano no Brasil. O modelo T6.180 Methane Power, que utiliza o gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos como combustível, foi vendido à SF Agropecuária, empresa com sede em Brasilândia (MS) e ligada ao setor de suinocultura.

Produzido em Basildon, na Inglaterra, o trator biometano chegou através de importação. “Essa nova tecnologia reforça a nossa liderança no desenvolvimento de combustíveis alternativos, mais sustentáveis e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional, além de possuir uma melhor relação de custo-benefício para o produtor rural”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Para o diretor da SF Agropecuária, Fábio Pimentel de Barros, a aquisição do trator representa ganhos ambientais e operacionais para as fazendas do grupo, que, além do plantel de suínos, possui também 33 mil bovinos, e uma produção 1,6 mil hectares de soja e mil hectares de sorgo. As atividades estão distribuídas em 3 fazendas. “Primeiramente, o trator biometano representa para nós uma energia limpa, renovável e que tem uma produção de CO2 muito menor que as demais. Além disso, ele apresenta um nível de consumo menor do que o diesel. E, também, traz maior conforto para o operador, por causa do baixo nível de ruído em comparação com um trator comum. Outra grande vantagem é que o combustível dele eu já tenho na fazenda”, argumenta.

Além do trator biometano, o gás produzido nas fazendas da SF Agropecuária também serve para gerar eletricidade e abastecer um caminhão. “O gás que vira eletricidade é vantajoso, mas o gás que substitui o diesel é três vezes mais vantajoso em termos de economia”, compara Barros.

Por sua inovação no uso de combustíveis mais amigáveis ao meio ambiente, o trator biometano inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas. Antes de estar disponível comercialmente no Brasil, o trator vinha sendo testado por aqui desde 2017, como protótipo, com ótimos resultados. Em 2022, o T6 Methane Power foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu em Bolonha, na Itália.

“Esse tipo de trator dá ao produtor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, afirma Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

Redução de 80% das emissões - A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16, o que garante um excelente escalonamento de marchas e maior agilidade durante o trabalho. Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno. A cabine oferece visão 360º e em conjunto com as luzes de LED garante a qualidade das operações, mesmo à noite.

O trator vem equipado, ainda, com a tecnologia de telemetria e agricultura digital da companhia. Ele vem de fábrica com o sistema de orientação integrada IntelliSteer, que oferece controle de direção da máquina com o toque de um botão. Também possui o sistema ISOBUS class 2, que traz informações diretamente para o monitor do trator e o Intelliturn, que realiza de forma automática as manobras de cabeceira. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.