Europa tem surto de febre aftosa, fecha fronteiras e sacrifica milhares de bovinos

Doença teve início em fazendas na Hungria e se espalhou para a Eslováquia

Europa tem surto de febre aftosa, fecha fronteiras e sacrifica milhares de bovinos
Europa enfrenta surto de febre aftosa em bovinos
Wenderson Araujo/Trilux

Resumo

  • Surto de febre aftosa: Confirmado na Europa Central, o surto levou ao fechamento de fronteiras e ao sacrifício de milhares de bovinos, começando em uma fazenda na Hungria.
  • Medidas de contenção: Governos europeus, incluindo Eslováquia e Áustria, fecharam dezenas de fronteiras e implementaram medidas de desinfecção, especialmente em passagens de carga.
  • Impacto e disseminação: O vírus, que afeta animais de casco fendido e se espalha por contato direto ou pelo vento, causou grande preocupação entre fazendeiros e interrupção do transporte na região.

Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.

Leia mais

Autoridades europeias confirmaram, na última sexta-feira (11) um surto de febre aftosa em bovinos e determinaram o fechamento das fronteiras na região central do continente e o sacrifício imediato de milhares de bovinos. Os primeiros casos da doença teriam ocorrido em uma fazenda de gado na Hungria no início de março, mas a doença já se espalhou e contaminou rebanhos na Eslováquia. 

De acordo com o jornal The Independent, as autoridades sanitárias estão trabalhando para conter a disseminação da doença entre os países europeus. "Tudo está completamente de cabeça para baixo” na área, os fazendeiros temem por seus próprios rebanhos e o transporte foi interrompido pelo fechamento das fronteiras, disse Sándor Szoboszlai, um empreendedor e caçador local na cidade húngara de Levél, onde quase 3.000 cabeças de gado tiveram que ser sacrificadas depois que a doença foi descoberta em uma fazenda. “Nem imaginávamos que uma coisa dessas pudesse acontecer. Quem poderia contar com isso? Ninguém”, disse. “Há grandes fazendas na região, mas não acho que tenha sido culpa dos donos dos animais, isso é certo. O vento trouxe para cá.” 

A febre aftosa afeta principalmente animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, suínos e veados, e resulta em febre e feridas na boca e nos cascos. O vírus se espalha pelo contato entre animais, ou em superfícies como roupas, pele e veículos, ou pelo vento. O Brasil se tornou um país livre da febre aftosa sem vacinação em maio do ano passado em 16 estados e o Distrito Federal.

De acordo com as autoridades sanitárias da Europa, o governo da Eslováquia fechou 16 de suas fronteiras com a Austria, que por sua vez fechou 23 fronteiras com a Hungria e Eslováquia.

 fechou 16 de suas fronteiras comuns e uma com a Áustria, todas com menor tráfego, para que as autoridades pudessem se concentrar em realizar verificações nas entradas principais. O governo da República Tcheca, já determinou medidas de desinfecção em todas as cinco passagens de fronteira usadas por caminhões de carga que entram no país. 

Mais notícias