O primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora foi lançado, oficialmente, no Brasil nesta segunda-feira (14). A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, anunciou que o veículo começará a ser produzido na sua fábrica de Curitiba (PR) e é destinado a pessoas com deficiência motora nas pernas. O veículo é o TL5 Acessível e já havia sido apresentado ao público em uma feira agrícola em 2020.
Segundo a fabricante, o trator começou a ser desenvolvido em 2019 pela New Holland, e o produto final foi desenvolvido em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai de São Leopoldo (RS). Para o projeto, foram investidos R$ 5 milhões através do programa Rota 2030, do Governo Federal. O veículo custa R$ 310 mil.
Para o vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, Eduardo Kerbauy, possibilitar a geração de emprego e a inserção de pessoas com deficiência ou movimentação restrita no mercado de trabalho foram as motivações necessárias para que o projeto ganhasse impulso. “Esse é apenas o ponto de partida. A inclusão, em diferentes frentes, é primordial para o sucesso de um país. Nós estamos fazendo a nossa parte com a certeza que muita coisa vai melhorar a partir daqui. Ver um projeto concluído, que teve participação de um cadeirante durante todo o processo, é a garantia de que o resultado é aquilo que buscamos. O agro é mais do que o motor da economia, é um pilar social e podemos confirmar isso hoje”, ressaltou Kerbauy.
De acordo com o IBGE, a população brasileira com alguma deficiência física nos membros inferiores chega a 7,8 milhões e 2,9 milhões de pessoas residem em domicílios rurais.
O TL5 Acessível foi desenvolvido para proporcionar condições de trabalho iguais às de quem opera o maquinário não adaptado, com segurança, conforto e eficiência. O veículo é equipado com uma plataforma de elevação e joystick e o operador consegue comandar o embarque e desembarque sozinho, com acesso ao assento do operador e comandos. A cabine também é equipada com sistemas adaptados para todas as operações.
O TL5 Acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv e pode ser usado nas principais tarefas dentro da propriedade rural, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.
O agricultor Fernando Dalmolin, que é cadeirante há 1 um ano e meio ajudou a fábrica a desenvolver o projeto e mostrou como o veículo funciona. Damolin ficou paraplégico após um acidente de trabalho em sua fazenda. A influenciadora e especialista em inclusão Andrea Schwarz, que participou do lançamento da máquina, destacou a importância de se garantir acessibilidade e dar autonomia às pessoas com deficiência.