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Agrishow 2023: inteligência artificial influencia negócios no campo

Jornal da Band está acompanhando a feira em Ribeirão Preto (SP), que deve movimentar R$ 11 bilhões

Da Redação

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A inteligência artificial (IA) chegou ao campo. A integração dos computadores com as colheitadeiras e outros equipamentos utilizados no dia-a-dia de uma lavoura está ajudando os produtores rurais a reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade. Na Agrishow 2023, feira que está acontecendo em Ribeirão Preto (SP), empresas nacionais e internacionais apostam na tecnologia para atrair compradores.

A feira começou no dia 1 de maio e termina na próxima sexta-feira (5). A organização espera mais de 200 mil pessoas até o final do evento e os negócios podem superar R$ 11 bilhões neste ano. Neste ano, a feira conta com 800 expositores.

Algumas máquinas que estão sendo apresentadas na feira prometem até 40% mais produtividade no campo, como é o caso da colheitadeira de grãos apresentada pela multinacional John Deere. A automação ajuda na economia de combustível em até 30%."A inteligência artificial, controlada por computadores, facilita a operação da máquina no campo e o dia-a-dia do operador", explica João Pontes, diretor de vendas da marca. 

Na feira, também há espaço para a pecuária, finanças e sustentabilidade no campo. 

Linha amarela em alta - O agronegócio tem sido priorizado pelas fabricantes de máquina de linha amarela (movimentação de terra), tanto no oferecimento de tecnologia, como no acompanhamento de pós-venda e serviços. 

De acordo com Carlos França, líder da CASE Construction Equipament para a América Latina, o agronegócio é hoje um dos seus principais mercados. Atualmente, 15% do volume de máquinas da CASE atende o mercado agrícola. “A Agrishow é uma vitrine das mais avançadas tendências e inovações para o agronegócio. Cada vez mais as máquinas de construção são requisitadas pelo produtor rural, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação no campo”, destacou. 

Igor Leão, gerente de vendas nacionais da LiuGong da América Latina diz que, já no terceiro dia de evento, o resultado superou o planejamento da empresa. “Vimos para cá com toda a capacidade que a empresa tem em atender todos os segmentos do agro, como o da construção, na oferta dos maquinários pesados”, informa Leão. “Estar aqui é sempre uma boa iniciativa que nos orgulha”, declara. 

Na New Holland Construction, o agro representou 16% das vendas da marca nos primeiros quatro meses de 2023, um crescimento de cerca de 3% em relação a todo ano de 2022. Segundo Paula Araújo, líder da New Holland Construction para a América Latina, “os produtores rurais passam a contar com a solução que facilita a gestão de frota e torna a operação das máquinas ainda mais eficiente. Tudo isso nos traz à Agrishow”, emenda. 

Já a Komatsu, de acordo com Chrystian Garcia, diretor de marketing e vendas, vem acompanhando o crescimento nas vendas para o setor ano a ano e, em 2022, registrou 20% das vendas da empresa em equipamentos de construção para o segmento”, diz Garcia, afirmando que estar na feira possibilita informar o produtor e realizar negócios.

Setor de pneus - Da borracha às esteiras, oferece produtos que atendem toda cadeia produtiva da agropecuária. Com estandes movimentados, os expositores estão otimistas com a as vendas diretas, prospecção de negócios e fixação de marca. 

Focada em inovação, a Michelin espera vender 60% a mais do que a última edição que participaram, em 2019, quando entregaram na semana da feira, 300 unidades. Além disso, já comemoram antecipadamente o volume positivo de reuniões e de contratos para fechamento futuro, como antecipa Cristiane Malta, gerente comercial da marca. 

Sentimento semelhante foi visto no estande da Maggion, que atrai clientes diretos, como produtores rurais e usinas, mas também, distribuidores da marca em todo o Brasil. Everton Carlos de Souza, responsável pelo comercial da empresa, observa que a intenção é fortalecer as relações entre clientes e representantes. “A Agrishow é um espaço diferenciado e especialmente criado para isso. Aqui podemos apresentar nosso portfólio de produtos, mas também, conhecer e entender melhor as demandas e desejos dos nossos clientes”, frisa Souza. 

Representando as marcas Trelleborg e Mitas, a gerente de marketing, Renata Muniz dos Santos, observa que o movimento comercial vem crescendo dia a dia, sendo o terceiro dia do evento um dos pontos altos. “Tivemos inúmeras reuniões de negócios, recebendo clientes e representantes comerciais das mais diferentes regiões. Acredito que o volume de negócios deve superar a edição da feira passada.”

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