As cascas dos alimentos, talos e as sementes são componentes dos alimentos que são super nutritivas, por isso, elas podem (e devem) ser utilizadas na cozinha, mas a maioria ainda é jogada no lixo.
Especialistas explicam que as cascas e os talos podem ser usados para a prevenção de doenças com eficácia. “Esses componentes têm nutrientes essenciais para o nosso sistema imunológico”, explica a nutricionista Jordana Neres ao Jornal da Band. “Às vezes, talos e sementes têm um valor nutricional até maior que a polpa”.
A casca da maçã, por exemplo, pode ser usada para preparar uma geleia caseira, enquanto a do abacaxi, para preparar doces e chás e as folhas e talos da couve, aproveitadas para fazer um suco. Sementes de melão e abóbora viram um lanchinho da tarde. Mas, e as cascas de batata?
A nutricionista Jordana explica que, com elas, é possível fazer chips crocantes para substituir os salgadinhos industrializados. Para fazer, é bem simples: basta colocar as cascas em um recipiente, com um pouquinho de azeite e levar ao forno. Ao final, é só temperar com especiarias do seu gosto!