Acordo com Emirados Árabes prevê usina de diesel verde de carnaúba na BA

O produto será fabricado a partir da carnaúba, planta nativa da região semiarida, e dendê

Da Redação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, em seu Twitter, que os acordos fechados pelo presidente Lula, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, neste fim de semana prevêem investimentos de R$ 12 bilhões em uma usina de diesel verde. 

"Acabei de assinar um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Mais um saldo positivo para a geração de trabalho e renda", disse em vídeo publicado no Twitter.

O diesel verde baiano será produzido a partir da carnaúba, uma palmeira típica da região semiárida nordestina e também, do dendê.

Rodrigues, que integra a comitiva presidencial, assinou um memorando de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em um período de 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e também, uma de querosene de aviação sustentável.

O que é diesel verde - O diesel verde, ou diesel renovável pode ser produzido a partir do hidrotratamento de óleos vegetais ou gorduras animais, da síntese de moléculas a partir de gás de síntese obtido pela gaseificação de resíduos orgânicos, pela fermentação de cana de açúcar, entre outros processos. Sua composição é semelhante ao diesel derivado do petróleo, por isso pode ser misturado ao diesel mineral em qualquer proporção, até mesmo em substituição integral.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.