O que comer para evitar gases?

A nutricionista Laís Epifânio Machado indica 8 alimentos para prevenir e aliviar o desconforto digestivo; Confira a seguir!

Foto: Freepik

Tomate

Tem baixo teor fermentativo e, quando consumido cru, ajuda a reduzir a produção de gases. Também é um potente antioxidante devido à alta concentração de vitamina C, A e licopeno, que combatem radicais livres e possíveis inflamações.

Foto: Reprodução/Agro+

Chicória

Apesar de seu sabor amargo, a chicória contém inulina, que estimula a digestão e a produção de boas bactérias, funcionando como um probiótico. Também é rica em fibras, o que melhora a motilidade intestinal e ajuda a combater a prisão de ventre e a produção de gases.

Foto: Freepik

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas, minerais, fibras e bromelina, uma enzima que facilita a digestão, melhora a motilidade intestinal e possui propriedades anti-inflamatórias.

Foto: Freepik

Iogurte kefir

O kefir é uma bebida fermentada de leite, feita com leveduras e bactérias que fermentam a lactose. Contém cerca de 30 tipos de probióticos que melhoram a digestão e equilibram o intestino.

Foto: Freepik

Mamão

O mamão é rico em vitaminas, minerais e fibras, e contém papaína, uma enzima que facilita a digestão, melhora a motilidade intestinal e ajuda a evitar a formação de gases.

Foto: Mapa

Erva-cidreira

A cidreira (ou melissa) é rica em flavonoides e fenólicos, oferecendo propriedades calmantes, anti-inflamatórias e digestivas. Contém citral, que alivia gases, e é usada em chás, sucos e saladas.

Foto: Freepik

Gengibre

É uma raiz utilizada em chás, em pó ou raspada em sucos, iogurtes e saladas. Considerada termogênica, acelera o metabolismo, além de ser antioxidante e anti-inflamatória. Também ajuda a aliviar náuseas, vômitos e gases intestinais.

Foto: Freepik

Erva-doce

Esta planta possui ácido málico para a digestão e anetol para reduzir gases intestinais. Todas as suas partes—caule, folhas e sementes—são utilizáveis em chás, saladas, sopas, sucos e molhos.

Foto: Freepik

Se atente as refeições!

Evite líquidos nas refeições, coma devagar e faça exercícios digestivos. Deixe leguminosas de molho por 12 horas para reduzir fitatos que causam gases e afetam a absorção de nutrientes.

Foto: Freepik

Descubra os alimentos ricos em vitamina D!

A vitamina D é um importante nutriente para o corpo e indispensável para a manutenção da saúde. Confira em Band Receitas!

Veja mais

Foto: Envato Elements