Foto: Reprodução/Instagram/fernandamontenegrooficial
O músico Hermeto Pascoal, de 88 anos, denunciou, nesta quinta-feira (27) que teve sua aposentadoria suspensa pelo INSS.
Foto: Reprodução/Instagram/hermetopascoal
Segundo ele, o benefício foi bloqueado por "falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos". Contudo, a situação foi resolvida e nova pendência surgiu.
Foto: Reprodução/Instagram/hermetopascoal
Agora, a aposentadoria estaria bloqueada por "não saque", que ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo. Ele disse que já recorreu, mas ainda não obteve resposta
Foto: Reprodução/Instagram/HermetoPascoal
Quem viveu uma situação parecida foi Fernanda Montenegro. Em 2019, ela teve sua aposentadoria e pensão por morte suspensas por falta da realização da conhecida Prova de Vida.
Foto: Reprodução/Instagram/fernandamontenegrooficial
Ao tentar regularizar a situação, a mãe de Fernanda Torres descobriu que seus dados foram fraudados, com e-mail e senha alterados no sistema do INSS. A atriz entrou com uma ação na Justiça, onde pede R$ 334 mil que alega não ter recebido entre 2019 e 2022
Foto: Reprodução/Instagram/fernandamontenegrooficial
Martinho da Vila também teve problemas com o INSS. Em 2023, ele teve o benefício suspenso também por questões relacionadas ao documento de comprovação de vida.
Foto: Reprodução/Inatagram/martinhodavilaoficial
Segundo o artista, ele fez a prova de vida diversas vezes, mas mesmo assim teve a aposentadoria bloqueada. Em 2024, ele entrou com um processo contra o INSS, exigindo R$ 80 mil referentes aos valores retroativos não recebidos.
Foto: Reprodução/Instagram/martinhodavilaoficial