Já imaginou o frio na barriga que é participar de um reality? O estudante Pedro Tarcitani, de 18 anos, precisou respirar fundo ao ser desafiado a preparar o prato preferido de Wesley Safadão no sexto episódio do MasterChef, que foi ao ar na terça-feira, 18. Estar em um programa de TV já é motivo suficiente para ficar tenso, mas ele não conhecia a receita pedida pelo cantor e, além disso, tem uma condição que deixa o rosto avermelhado, principalmente nesses momentos. “Vi muitos comentários sobre minhas bochechas. Tenho rosácea. E no programa, com a mistura de emoções, nervosismo e ansiedade, ficou assim”, conta em entrevista ao Portal da Band.
Nas redes sociais, quem acompanhava o reality achou que o rosto extremamente corado de Pedro, que pretende voltar futuramente ao programa para participar da edição de profissionais, fosse timidez, nervosismo ou até mesmo maquiagem. “Não é blush”, respondeu. A rosácea é uma condição crônica e inflamatória e vascular da pele, que aparece principalmente no centro do rosto, provocando vermelhidão e às vezes pequenos inchaços.
De acordo com a dermatologista Patrícia Silveira, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em dermatologia natural pela Derma Green, essa é uma condição mais comum em pessoas que têm a pele muito clara. “Esse padrão da pele ficar avermelhada da maneira súbita a gente chama da de flushing, que é uma característica muito forte da rosácea. A pele fica com lesões que parecem espinhas, mas que têm um fundo avermelhado, aquela bochecha que fica sempre rosa”, explica.
As causas são diversas e alguns processos inflamatórios podem agravar a inflamação. Além da genética, o sobrepeso, o hábito de fumar, a alimentação e o estresse também influenciam no rosto corado. “Os vasos são tão inflamados e ficam relativos”, afirma Patrícia. “Essas pessoas ficam vermelhas com facilidade, quando tomam uma taça de vinho, comem algo apimentado ou praticam exercícios. Nesse caso, falar na televisão e se expor a uma situação que é difícil pode também contribuir”, conta. No caso do Pedro, o aspecto emocional de participar de uma competição pode ter influenciado nas bochechas avermelhadas.
Segundo a dermatologista, como a rosácea é uma doença com vários fatores, não existe um tratamento definitivo. O indicado é fazer um tratamento multifatorial, como melhorar a dieta, reduzir processos inflamatórios e equilibrar aspectos emocionais. Além disso, é importante apostar em produtos, como hidratantes e filtro solar, com menos química e hipoalergênicos, que não irritem a pele. “Alguns ingredientes naturais são muito conhecidos como calmantes e anti-inflamatórios para a pele, como camomila, calêndula, aloe-vera e óleos vegetais que tem função cicatrizante, como o girassol."