Câncer de colo de útero – março lilás informa sobre a doença

Vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção da doença

Dr Abraão Dornellas

Câncer feminino
Câncer feminino
Freepik

O março lilás é o mês da conscientização sobre o câncer de colo de útero. Esta é uma doença ainda bastante frequente em algumas regiões de nosso país, especialmente no Norte, superando em números o câncer de mama, inclusive.

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que tem como característica central da infecção pelo vírus do HPV, sendo este o principal fator de risco para o seu desenvolvimento. Outros fatores são o tabagismo, as debilidades do sistema imunológico, dentre outros. 

Os sintomas da doença acontecem somente em fases um pouco mais avançadas e podem ser sangramento vaginal anormal, dor pélvica, corrimento anormal e desconforto nas relações sexuais. Porém, é fundamental que seja feita a detecção precoce, ainda na fase em que o câncer não apresenta sinais, aumentando assim as chances de cura.

Prevenção e tratamento 

Para prevenir o câncer de colo de útero, devemos indicar a vacinação contra o HPV. A vacina está disponível na rede pública para meninos e meninas entre 9 e 14 anos, em duas doses, e deve ser estimulada. Outro ponto muito importante é a realização do Papanicolau, que também está disponível na rede pública, e é um exame fundamental para a detecção precoce de alterações pré-cancerígenas.

Para pacientes que já tiveram o diagnóstico de câncer de colo de útero, o tratamento é feito com múltiplas modalidades. Utilizamos, normalmente, uma combinação de quimioterapia com radioterapia. Em alguns casos a cirurgia pode ser proposta. 

Para situações em que a doença está um pouco mais avançada, com lesões à distância, temos muitos avanços, como a chegada de anticorpos monoclonais, da imunoterapia e os anticorpos droga-conjugados. 

Vamos nos conscientizar nesse março lilás sobre a importância da prevenção com a vacinação para HPV, com a realização do Papanicolau e com o diagnóstico precoce, que representa o aumento das taxas de cura em câncer de colo de útero. 

Cuidem-se e vacinem as crianças!

Dr Abraão Dornellas é oncologista clínico no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.