Vai beijar muito no Carnaval? Cuidado com a "doença do beijo"

O Ministério da Saúde (MS) afirma que a mononucleose afeta, principalmente, jovens e adultos com idade média entre 15 a 25 anos

Da redação

A mononucleose é muito comum em todo o mundo
Marcos Belo

Além da purpurina, calor e fantasias, o carnaval também é marcado por muitos beijos. Mas é bom cuidar da saúde para não pegar a “doença do beijo”. A mononucleose infecciosa é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida principalmente pela saliva.

Segundo a infectologista da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Sarah Dominique Dellabianca, a mononucleose é muito comum em todo o mundo, devido à sua transmissão na comunidade ser facilitada pelo convívio social.

O Ministério da Saúde (MS) afirma que a mononucleose afeta, principalmente, jovens e adultos com idade média entre 15 a 25 anos e que estudos demonstram que até 90% da população já foi infectada pelo vírus Epstein-Barr em alguma fase da vida. Os sintomas da doença do beijo duram cerca de 30 a 45 dias e podem causar dor de garganta, fadiga, mal-estar, febre e inchaço dos gânglios.

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para mononucleose, e o maior problema é que, mesmo sem sintomas, uma pessoa infectada pode transmitir a doença até um ano após a infecção. No entanto, analgésicos e antitérmicos podem ser utilizados para amenizar os sintomas em alguns casos.

“O tratamento ocorre com sintomáticos, por meio de analgésicos e antitérmicos. É contraindicado o uso de anti-inflamatórios, e existe medicamento antiviral como o aciclovir destinado a mononucleose, mas, é importante ressaltar, que ele fica reservado para casos de pessoas imunossuprimidas”, explicou Sarah.

Como toda doença de transmissão respiratória, há medidas de precaução que devem ser adotadas, entre as quais, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel nas mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar para evitar que as secreções expelidas entrem em contato com o ambiente e evitar locais de grande aglomeração pouco ventilados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.