Tumor na tireoide é mais frequente em mulheres e mais agressivo entre homens

Considerado o tumor bastante comum e com baixa letalidade, o câncer de tireoide é mais frequente entre mulheres, com três vezes mais diagnósticos do que os homens. 

“Entre elas, é um tumor que chama a atenção pela frequência dele nessa população”, afirma Marcus Furlan, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O especialista foi entrevistado para o penúltimo episódio do podcast De Bem Com a Saúde, apresentado pela jornalista Cynthia Martins, sobre sintomas, fatores de risco e tratamentos para os cânceres de cabeça e pescoço – uma categoria que corresponde hoje a 3% dos casos entre os diagnósticos de câncer.   

Para se ter uma ideia da prevalência, no triênio 2023-2025, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que serão 39.550 casos de câncer de cabeça e pescoço para cada ano.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizada na parte anterior do pescoço, envolvendo a traqueia. Ela produz hormônios os hormônios T3, T4, triiodotironina e tiroxina, importantes para regular o metabolismo do corpo.

E, embora as mulheres devam ficar alertas para a doença, são os homens que devem ficar mais preocupados, já que esse tipo de tumor, quando diagnosticado entre a população masculina, tende a se apresentar de forma mais agressiva. 

Quais são os sintomas do câncer na tireoide?

Assim como outros tipos de tumor, nem sempre o câncer na tireoide vai dar indícios de estar se desenvolvendo. Por isso, é importante seguir fazendo os exames de rotina, já que eles servem para rastrear nódulos e lesões suspeitas ainda no início.

Quando os sintomas surgem, os mais comuns são:

  • presença de nódulo na parte da frente do pescoço;
  • rouquidão;
  • dificuldade para engolir;
  • sensação de peso no pescoço;
  • dificuldade para respirar;
  • tosse que não cessa mesmo após tratamentos.

Um nódulo na tireoide sempre será indicativo de câncer?

Não. Os especialistas afirmam que 90% dos nódulos encontrados na tireoide são bengninos; no entanto, eles devem ser avaliados por um médico para ter certeza do diagnóstico.

O podcast De Bem com a Saúde é uma realização da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo com a Band Jornalismo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.